mardi 31 mai 2011

As constantes do canto...

Como professor, tenho muitas preocupações em despreocupar meus alunos - e uma das constantes que me preocupa é: Se eu já tenho a voz, pra que eu quero ter técnica?

Ora, da mesma forma que uma ginasta com físico e condições para se tornar uma atleta olímpica precisa de orientação cerrada e constante, um olho externo para ver se existe alguma mínima falha que a coloque em risco, assim o é com o canto - um ouvido experiente orienta uma voz a não se machucar. Como o próprio Luciano Pavarotti, que dizia "não saio sem o meu maestro" (um experiente pianista acompanhador que o acompanhava em sua carreira) não deve um cantor tentar fazer tudo por apenas conta própria.

É fato que devemos buscar independência, e a técnica garante liberdade e desenvoltura no palco, e certeza do que está fazendo, mas vira e mexe é bom consultar um professor, como quem vai a um personal trainer ou médico: Conferir se está tudo ok, se a voz está livre de peso, de efeitos sobrecarregados ou qualquer coisa que torne o canto perigoso e cansativo.

Quem é um bom professor de canto?

Sempre bom, antes de contratar este profissional, saber de sua procedência. Este professor é cantor? Se é, tem alguma informação sobre a carreira dele? É muito perigoso lidar com cantores que fracassaram em sua carreira, por estamos lidando provavelmente com um profissional frustrado - e sabendo que, no canto, nos tornamos muito emocionais, lidar com pessoas duras e não relizadas, empata o nosso desenvolvimento.

Também saber onde e com quem esta pessoa estudou (ou melhor - estuda!) e dar preferência para formação acadêmica, ou algo que você possa se certificar da idoneidade, ao invés de aventuras com dez mil fontes duvidosas diferentes. Também é importante verificar a performance vocal do professor - é o primeiro indício que ele é bom.

Outra coisa importantíssima é tentar ouvir os ALUNOS deste professor, procurar vídeos no youtube, ou alguma ligação com outros cantores locais que estejam satisfeitos com o trabalho do mesmo.

Quanto custa uma aula de canto?

Os preços costumam variar bastante. Em casos de pesquisa de mercado, evite professores que cobram muito caro, ou barato demais. Os muito caros, provavelmente vão dar preferência para profissionais de alto nível, ou simplesmente elite social (professor de gente rica), e os que cobram muito barato certamente não serão bons, e podem colocar sua voz a perder. Pesquise com calma, mas evite olhar apenas o fator preço.

Como funciona uma aula de canto?

O modelo mais recomendável de trabalho é a aula individual, com explicações personalizadas, dever de casa e atenção integral do professor no tempo desprendido. A voz é algo complexo de ser trabalhado (principalmente nas primeiras aproximações) e demanda um certo desprendimento do aluno em digerir tanta informação (que primeiro vem complicada) para fazer o melhor uso dela, depois tudo fica mais fácil.

Existem professores que preferem aulas (ou "aulões em grupo") este modelo de aula não é o mais apurado para o desenvolvimento técnico, é preferível em intenção apenas de descontrair e entreter, ou simplesmente "tirar a teima" (ter certeza se você realmente quer se aprofundar).

Todo mundo pode cantar, ou tem que ter o dom?

Algumas pessoas vão ter mais, outras menos dificuldade para cantar - um bom professor e um aluno dedicado conseguem romper barreiras. E dizer ou não dizer que alguém tem um dom, é no mínimo pedante. O dom é fruto do trabalho e do amor ao que se quer. Com auto estima e perseverança (e claro CANTANDO, e confiando no que se CANTA), conseguimos partir de um falante tímido para um cantor efetivo.

- Professor Ramir Almeida
(21) 8738 4570
Niterói, Rio de Janeiro